Você está aqui

Início

Carta aos trabalhadores (Mandato 2014-2017)

Sintrasem
terça-feira, Setembro 5, 2017 - 12:15

Nesses três últimos anos em que estivemos a frente da direção do Sintrasem muitas foram as lutas que marcaram a história desse sindicato, tais como: as mobilizações em defesa da previdência que barraram a implantação do fundo complementar e aumento da alíquota de contribuição de 11 para 14%; a efetivação do pagamento da primeira etapa de implementação do PCCV do Civil; garantia do gozo da hora-atividade em tempo em local a escolha do professor; manutenção de 65 dias das férias das auxiliares de sala; implantação das eleições diretas para coordenadores na Assistência Social; discussão e encaminhamento para o Executivo do projeto de regulamentação dos plantões nas UPAS e SAMU; garantia dos postos de trabalho dos ACS e ACES diante da tentativa de demissão por parte da Secretaria Municipal de Saúde; vitória contra a implementação do Programa de Demissão Voluntária Incentivada (PDVI) na Comcap; garantia de acordo de trabalho bi-anual pela primeira vez na história da Comcap; luta constante pela renovação de frotas e equipamentos como a compra de 10 novos caminhões no final de 2014 e a abertura de licitação de compra de mais 10 caminhões em agosto de 2017; campanhas em defesa da Comcap pública com o apoio da população e líderes comunitários; entre outras.

Destacamos ainda que neste ano de 2017 tivemos as duas maiores greves do último período tanto na PMF como na Comcap contra a retirada de direitos, envolvendo o apoio das comunidades e população em geral e estivemos presentes nas várias mobilizações junto aos trabalhadores de todo o país contra as reformas e projetos que atacam os direitos dos trabalhadores e o serviço público como um todo.

Conseguimos avançar em nossas lutas e construir a resistência mesmo na contramão de uma conjuntura totalmente desfavorável tanto em nível internacional, nacional e municipal do ponto de vista dos ataques aos trabalhadores por parte dos seus governos e projetos de desmonte do serviço público e dos direitos. Com aval do congresso nacional tivemos a aprovação de leis que aceleram o processo de precarização e privatização do serviço público como a reforma trabalhista, congelamento dos gastos públicos por 20 anos, terceirização irrestrita, entrega do patrimônio público, entre outros ataques.

Diante desse cenário, nós diretores da gestão que está encerrando o mandato, entendemos que o combate construído em conjunto com a categoria até aqui tem sido vitorioso, tanto do ponto de vista das conquistas quanto do poder de conscientização e mobilização dos trabalhadores, demonstrando nesses últimos três anos um amadurecimento da consciência política e de classe.

Do ponto de vista financeiro, pegamos o sindicato em setembro de 2014 com quinhentos mil reais no caixa e após três anos deixamos o sindicato com o total de novecentos mil reais em caixa, com três carros novos e com as obrigações estatutárias em dia aprovadas pelo Conselho Fiscal e Assembleia. Neste período ampliamos a comunicação do sindicato contratando mais um jornalista por entender ser esta uma ferramenta essencial para o conjunto dos trabalhadores. Tudo isso mantendo o sindicato com a contribuição de 5.755 filiados até o momento, devolvendo o imposto sindical pra todos e fazendo jus a defesa da independência financeira do Sintrasem.

Mesmo entendendo e respeitando a posição da maioria, retornamos para a base com a mesma disposição de construção de unidade e luta com que atuamos estando na direção. Nossa consciência de classe vai além de estar liberado para a direção do sindicato e em breve estaremos ombro a ombro com todos os trabalhadores nas inúmeras batalhas que se avizinham. Nossa luta vai pra além das questões sindicais: combatemos por uma sociedade livre da exploração do homem pelo homem, ou seja, uma sociedade socialista. Avante compaheiros!

AGENDA

sexta-feira, Dezembro 8, 2017 - 13:30
Local: Auditório Rosa Luxemburgo - Sede do Sintrasem
Pauta: Regulamentações dos Plantões; Terceirização e encaminahmentos

terça-feira, Dezembro 5, 2017 - 13:30
Contra a Reforma da Previdência e a retirada de direitos

terça-feira, Dezembro 5, 2017 - 07:00
Local: Pátio do Limpú
Pauta: Informes; Reforma da Previdência e Greve Geral.

Acordo Coletivo PMF 2017

SINDICALIZE-SE!

Acordos coletivos de trabalho

PMF
COMCAP

Boletins Eletrônicos

Selecionar o(s) boletim(s) que você deseja assinar ou cancelar a assinatura.