Você está aqui

Início » Sindicato

Conselho Deliberativo

O papel do Conselho Deliberativo e dos Representantes Sindicais

Considerando que muitos dos atuais membros do Conselho Deliberativo do SINTRASEM estão exercendo esta função de representação sindical pela primeira vez, este texto busca esclarecer os companheiros sobre quais são as atribuições e responsabilidades do Representante Sindical e do Conselho Deliberativo da entidade.

Criado em 1996, O Conselho Deliberativo do SINTRASEM é espaço de decisão sobre todas as questões que dizem respeito ao dia a dia do Sindicato. Acima dele estão o Congresso de Delegados e a Assembléia Geral. Ele é uma instância de decisão e elaboração política da categoria que está acima da Diretoria e do Conselho Fiscal da entidade.

O Conselho Deliberativo do SINTRASEM é composto por todos os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal da entidade e por Representantes Sindicais eleitos nos locais de trabalho da Prefeitura e da COMCAP.

Criado para fortalecer a organização sindical nos locais de trabalho, o Conselho Deliberativo tem reuniões ordinárias mensais e pode se reunir extraordinariamente sempre que necessário. As reuniões são convocadas pela Diretoria do Sindicato e podem ser convocadas, também, por no mínimo um terço dos membros efetivos do Conselho.

É importante que cada Representante Sindical se reconheça e se afirme como sujeito fundamental do processo de decisão e de formulação das políticas do nosso Sindicato. O papel de um Representante Sindical não é só de ser um repassador de informações da Diretoria para a categoria.

Reunir os colegas de cada local de trabalho e informá-los do que está ocorrendo, ou distribuir boletins do Sindicato são tarefas importantes. Mas também é muito importante que o Representante Sindical levante os problemas e reivindicações da categoria em seus locais de trabalho os apresente para a Diretoria e para o Conselho Deliberativo, que seja um agente de mobilização nas campanhas salariais e nas lutas dos trabalhadores da PMF e da COMCAP.

Um bom Representante Sindical, além de buscar comparecer a todas as reuniões do Conselho Deliberativo, deve ser um agente de fortalecimento de nossa entidade. Deve estimular a sindicalização de outros colegas, deve buscar compreender em que conjuntura que se dão nossas lutas para poder esclarecer melhor seus colegas e deve sempre falar o que pensa, criticar o trabalho sindical quando achar que algo está errado e propor ações ou medidas, políticas ou administrativas para que o Trabalho do SINTRASEM seja cada vez melhor.

Embora não seja membro da Diretoria do Sindicato, o Representante Sindical deve buscar ser, também, um dirigente da categoria. E deve, acima de tudo, valorizar o Conselho de Representantes como uma das principais instâncias de decisão do nosso movimento. E, com isso, estará cumprindo plenamente sua principal função de representação da categoria, fazendo com que o Sindicato esteja sempre junto de sua base e lutando em defesa dos interesses da classe trabalhadora.

AGENDA

terça-feira, Outubro 24, 2017 - 18:30
Local: Auditório Rosa Luxemburgo - Sede do Sintrasem
quinta-feira, Outubro 19, 2017 - 13:00
Local: Praça Tancredo Neves
Pautas: Informes; Avaliação de conjuntura: código 04, sucateamento dos erviço público, previdência; Encaminhamentos: indicativo de greve.

quinta-feira, Outubro 19, 2017 - 07:00
Local: Auditório Rosa Luxemburgo - Sede do Sintrasem
Pauta: Informes; aprovação da pauta data-base; encaminhamento.

Acordo Coletivo PMF 2017

SINDICALIZE-SE!

Acordos coletivos de trabalho

PMF
COMCAP

Boletins Eletrônicos

Selecionar o(s) boletim(s) que você deseja assinar ou cancelar a assinatura.