Mobilização e Unidade dos trabalhadores fazem direção da COMCAP recuar

sexta-feira, Setembro 22, 2017 - 17:45

Na manhã do dia 21 de setembro, no Pátio do Limpú, em Florianópolis, os trabalhadores da Companhia de Melhoramentos da Cidade - COMCAP, realizaram assembleia para deliberar sobre a proposta da empresa de cumprimento do acordo, de compra de caminhões e edital de peças de reposição e a proposta de desvio de função para realização da "Operação Verão".

A mobilização e a unidade da categoria conquistaram: a garantia de 15 caminhões novos, prontos para uso na “Operação Verão”, um aumento de 5 caminhões do acordo anterior que era de 10 no mesmo prazo estipulado pelo edital cancelado; edital de peças de concessionárias dia 22 de setembro e 29 das distribuidoras. A direção do sindicato entende que a principal conquista foi o recuou da direção da COMCAP, que retirou o pedido de desvio de função dos trabalhadores para a "Operação Verão" e abriu edital para concurso público de trabalhadores temporários.

O Secretário Geral do Sintrasem, Willian dos Passos, avalia de forma positiva a resposta do executivo, para ele esse recuou é reflexo da união dos trabalhadores da empresa/autarquia. "A administração sabe da nossa capacidade de organização e que nenhum trabalhador iria colocar em risco o Acordo Coletivo e as conquistas de direitos de anos da nossa categoria".

Segundo Renê Munaro, presidente do Sintrasem, a proposta de desvio de função pretendida pela Direção da COMCAP chegou ao conhecimento do sindicato através de uma intimação do Ministério Público do Trabalho - MPT-SC que propunha uma audiência de conciliação. A Audiência estava agendada para a tarde do dia 21 de setembro, porém um dia antes foi cancelada a pedido da COMCAP.

"Nós não aceitaremos que mexam nos direitos dos trabalhadores. O país vive um período de grandes mudanças da legislação trabalhista com o governo golpista instalado no país, com retirada de direitos históricos. Se eles pensam que vão retirar direitos dos trabalhadores da COMCAP estão enganados. Qualquer tentativa de desmonte dos direitos será denunciado e reagiremos com a mobilização da categoria. Apesar do recuo da direção da COMCAP, vamos continuar no acompanhamento das demandas e dos prazos dos editais. Caso algum ponto não seja cumprido pela administração, mobilizaremos novamente os trabalhadores", enfatizou Renê Munaro.

Abaixo ofício da COMCAP e apresentado em assembleia para a categoria:

sexta-feira, Dezembro 8, 2017 - 13:30
Pauta: Regulamentações dos Plantões; Terceirização e encaminahmentos

terça-feira, Dezembro 5, 2017 - 13:30
Contra a Reforma da Previdência e a retirada de direitos

terça-feira, Dezembro 5, 2017 - 07:00
Pauta: Informes; Reforma da Previdência e Greve Geral.