Sintrasem contrata tradutora e intérprete de Libras

quarta-feira, Novembro 8, 2017 - 17:45

Para reforçar a participação dos trabalhadores surdos e aproximá-los da luta pelo serviço público, o Sintrasem tomou uma iniciativa inédita e trouxe para seu quadro funcional uma tradutora intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, segunda língua oficial do país desde 2002.

Jéssica Cardoso, profissional fluente em LIBRAS, tradutora e intérprete de libras/português, já iniciou os trabalhos no sindicato e vem interpretando as assembleias da categoria e traduzindo os vídeos divulgados nas redes sociais. Para os próximos meses estão previstas também as traduções de estatutos, cartilhas e materiais institucionais do site do Sintrasem.

O trabalhador surdo Renato Nilson das Chagas ressalta que é muito importante a presença de um intérprete nas atividades do sindicato.

“Além da presença nas assembleias e reuniões, achei interessante a divulgação de vídeos em libras sobre as nossas lutas, pois ajuda na divulgação das nossas ações e reivindicações para outras pessoas surdas”, diz.

A valorização  e o reconhecimento da língua  brasileira  de  sinais vem ganhando espaço na sociedade. Recentemente foi destaque na mídia quando a prova do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM trouxe como tema de redação "Os desafios na educação de surdos".

Como idioma independente, a Libras não é uma mera transformação das palavras  do português em sinais, a língua de sinais possui gramática própria e apresenta influências culturais, inclusive, sotaques regionais - prova disso é o fato de que cada país possui uma língua de sinais.

segunda-feira, Novembro 20, 2017 - 18:30
terça-feira, Novembro 14, 2017 - 07:00
Pauta: Informes; avaliação da data-base; deliberação de GREVE.

segunda-feira, Novembro 13, 2017 - 18:00
Pauta: Informes; avaliação da data-base; deliberação de GREVE.