Trabalhadores da PMF votam pelo estado de greve

quinta-feira, Outubro 19, 2017 - 18:45

Em assembleia na tarde desta quinta-feira (19), trabalhadores da Prefeitura Municipal de Florianópolis deflagraram estado de greve. A pauta de reivindicação envolve a defesa do serviço público, a retirada de projetos de lei que retiram direitos tramitando na Câmara de Vereadores e principalmente, a defesa da previdência pública da categoria. Uma nova assembleia acontecerá no dia 31 de outubro para decidir se haverá a deflagração da greve.

De acordo com informações do Instituto da Previdência de Florianópolis (IPREF), a prefeitura descontou um total de R$ 23 milhões da folha dos trabalhadores e não repassou ao fundo da previdência – o que inclusive pode acarretar em crime de improbidade administrativa contra Gean Loureiro.

Após a denúncia do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem), o prefeito disse na imprensa ter feito um depósito na conta da previdência, mas não apresentou nenhum comprovante para a categoria. Ainda essa semana, o executivo protocolou um Projeto de Lei 17.345 na Câmara de Vereadores, em que pede o reparcelamento da dívida da previdência. “Fazer essa manobra, além de ilegal, vai levar o fundo ao colapso. Em pouco tempo vai faltar dinheiro para pagar as aposentadoria”, destaca Renê Munaro, presidente do Sintrasem.

Além desta pauta, a categoria reivindica o encaminhamento de todas as licitações de compra de materiais para unidades de educação, para evitar que novamente falte papel higiênico, materiais pedagógicos, de limpeza e até comida nas escolas e creches municipais.

Apesar das diversas ameaças de Gean Loureiro em menos de um ano de gestão, os trabalhadores estão mobilizados. Nas próximas semanas, reuniões serão feitas nas comunidades para dialogar com a população sobre a importância de reagir aos ataques do prefeito – que novamente mostra que não tem nenhum receio de retirar direitos dos trabalhadores e sucatear o serviço público.

segunda-feira, Novembro 20, 2017 - 18:30
terça-feira, Novembro 14, 2017 - 07:00
Pauta: Informes; avaliação da data-base; deliberação de GREVE.

segunda-feira, Novembro 13, 2017 - 18:00
Pauta: Informes; avaliação da data-base; deliberação de GREVE.