Vitória dos trabalhadores da Comcap

terça-feira, Novembro 14, 2017 - 16:00

No momento em que trabalhadores do país inteiro sofrem com a perda de direitos,  nossa categoria  conquistou um dos melhores acordos coletivos dos últimos tempos. A data-base, aprovada na mesma semana em que a reforma trabalhista de  Michel “3%” Temer entrou em vigor, conseguiu se manter imune a estes ataques. Ou seja: não apenas mantivemos nosso acordo, como avançamos dentro de uma realidade hostil à classe trabalhadora (como, por exemplo, com a ampliação de 60 para 90 dias da licença-amamentação). Também conquistamos investimentos e a realização de um concurso, fortalecendo a defesa de uma Comcap 100% pública e que continue prestando um serviço de qualidade à população de Florianópolis. Seguimos na luta pela revogação da autarquia e em estado de alerta pelo cumprimento de nosso acordo e dos 15 caminhões para a temporada!

O que conquistamos no novo acordo coletivo:

1 - CLÁUSULAS ECONÔMICAS: O acordo prevê a reposição salarial de 100% do INPC, pago em 20 de janeiro, retroativo a 1º de novembro. Também haverá aumento real no vale-alimentação, que passa a R$ 24 por dia a partir do próximo pagamento, retroativo a 1º de novembro, conquistando o aumento de R$ 2 no ticket;

2 - ESTABILIDADE: A Comcap reconheceu em acordo coletivo o parágrafo único do art. 6º da Lei Complementar 618/17, que fortalece a defesa da garantia de emprego até a aposentadoria;

3 - PROTEÇÃO CONTRA REFORMA TRABALHISTA: Somos uma das únicas categorias do país a conquistar, até o momento, a garantia da negociação exclusiva com o seu sindicato, sem qualquer possibilidade de acordos de grupos ou setores que rebaixem nosso acordo coletivo.

4 - RENOVAÇÃO DA FROTA: O acordo coletivo inclui a aquisição, em 2018, de no mínimo 10 equipamentos de grande porte (caminhões coletores – seletiva e convencional –, caminhões tipo truck, caçambas para DPLP, caminhões roll on/roll off).

5 - VIGÊNCIA: Pela primeira vez, com exceção da reposição salarial e do valor do vale-alimentação, que vencem em 31 de outubro de 2018, a vigência do acordo coletivo será de três anos – ou seja, até 2020.

6 - CONCURSO PÚBLICO: Para fortalecer a categoria, conquistamos a garantia da realização de um concurso público até 31 de agosto de 2018. A Comcap não realiza concurso para efetivos desde 2012.

sexta-feira, Dezembro 8, 2017 - 13:30
Pauta: Regulamentações dos Plantões; Terceirização e encaminahmentos

terça-feira, Dezembro 5, 2017 - 13:30
Contra a Reforma da Previdência e a retirada de direitos

terça-feira, Dezembro 5, 2017 - 07:00
Pauta: Informes; Reforma da Previdência e Greve Geral.